terça-feira, 27 de outubro de 2015

Última UPP: Gestão do Trabalho

A Gestão do Trabalho em Saúde trata das relações de trabalho a partir de uma concepção na qual a participação do trabalhador é fundamental para a efetividade e eficiência do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, o trabalhador é percebido como sujeito e agente transformador de seu ambiente e não apenas um mero recurso humano realizador de tarefas previamente estabelecidas pela administração local.
Nessa abordagem, o trabalho é visto como um processo de trocas, intercâmbio, de criatividade, co-participação e co-responsabilização, de enriquecimento e comprometimento mútuos. Essa política pressupõe a garantia de requisitos básicos para a valorização do trabalhador da saúde e  do seu trabalho, tais como: Plano de Carreira, Cargos e Salários; vínculos de trabalho com proteção social; espaços de discussão e negociação das relações de trabalho em saúde, com mesas de negociação permanente e comissões locais de negociação de condições de trabalho; capacitação e educação permanente dos trabalhadores; humanização da qualidade do trabalho, dentre outros.


Reflexões em aula:
Cuidar dos trabalhadores também é saúde.
Trabalhador "doente" não produz saúde.
No SUS trabalhadores não são atividade-meio.
Técnica não resume o trabalho em saúde.
Trabalho e interação social.
Coletivo organizado = agrupamento de trabalhadores com objetivos.
Educação na gestão do trabalho.
Trabalhador é capaz de aprender-ensinar no trabalho.
Troca de experiências entre profissionais.
Condições de trabalho humanizadas.

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