Umas das maiores políticas do Brasil referente aos aspectos da alimentação e nutrição foi lançada pelo Ministério da Saúde em 2014. Essa política é o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Este Guia é um marco para a saúde pública, pois traz boas perspectivas para alimentação e considera como estratégia para promover saúde e, claro, a alimentação saudável. O guia foi elaborado para a população brasileira, ou seja, é indicado que sejam consumidos alimentos saudáveis e de fácil acesso. Os alimentos, então, devem ser características daquela região e fazer parte da cultura das pessoas. A principal ideia é consumir alimentos in natura e minimamente processado. Isso se deve por considerar que a alimentação é um ato política, que resgata fatores culturais das pessoas.
O Guia é um importante instrumento para alcançar as questões da promoção da saúde. Sabemos que atualmente existem problemas de sobrepeso e obesidade na população, inclusive de crianças. O consumo exagerado de produtos industrializados, os preços, a rotina do dia a dia, a facilidade de acesso estimulam uma má alimentação. Por isso, o foco de estimular o consumo de alimentos regiões.
Outro aspecto inovador do Guia é possibilitar que pessoas que não dominam a arte de cozinhar e que não possuem tempo, consiga se alimentar adequadamente. Para isso, o Guia oferece dicas de alimentos e modos de preparos.
O Guia alimentar foi distribuído para as unidades de saúde com o objetivo de instrumentar e auxiliar os profissionais de saúde para ofertar e disseminar as informações estratégicas para a população. Assim, é possível atingir o maior número de pessoas para sensibilização da importância da alimentação para nossa saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário